Inicio | Como te ajudo

Psicologia Clínica

Psicologia Clínica

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de psicoterapia que é altamente eficaz no tratamento de uma ampla gama de transtornos emocionais e comportamentais. A TCC baseia-se no conceito de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados, e que mudanças positivas em nossos padrões de pensamento podem levar a mudanças significativas em nossas emoções e comportamentos.

Como psicóloga clínica e membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, já realizei milhares de entendimentos em pessoas de todas as faixas etárias, portanto, tenho muita experiência nesta abordagem, inclusive estou em constante atualização, participando todos os anos do congresso brasileiro de terapias cognitivas, realizando cursos, participando de grupos de estudos, supervisão, e outras formas de manter contato com as melhores e mais atuais técnicas.

Além disso, sou doutoranda em psicologia, sendo minha pesquisa e tese dedicadas à utilização da Terapia Cognitivo-comportamental como tratamento de excelência nos transtornos de ansiedade.

A TCC é uma terapia focada no presente, orientada para a solução de problemas e para a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. O processo terapêutico envolve identificar e desafiar pensamentos automáticos negativos, crenças limitantes e padrões comportamentais que contribuem para o sofrimento psicológico do paciente.

As sessões possuem duração de 50 (cinquenta) minutos, sendo que a quantidade de sessões necessárias dependem da demanda do paciente

Durante as sessões de TCC, trabalharemos juntos para estabelecer metas claras e praticar técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia.

A terapia é tipicamente de curta ou média duração – tem início, meio e fim - focando-se em habilidades específicas e estratégias de enfrentamento que o paciente pode usar para melhorar sua qualidade de vida.  A meta é que o paciente não seja para sempre dependente da terapia, e que ele aprenda a reconhecer e monitorar com maior facilidade os sintomas cotidianos, identificando possíveis distorções de pensamento ou comportamento, sendo, portanto, capaz de diminuir  sozinho o impacto emocional das situações desafiadoras.

A TCC permite que o paciente ressignifique as situações pelas quais passa, desenvolvendo novas interpretações em relação a eventos do passado, presente e do futuro, reduzindo potencialmente as reações negativas, disfuncionais ou destrutivas.

A abordagem é colaborativa, o que significa que terapeuta e paciente trabalham juntos para entender os problemas, desenvolver estratégias e avaliar o progresso.

  • Melhoria na regulação emocional;
  • Redução e/ou completa remissão de sintomas de ansiedade e depressão;
  • Melhor gestão de estresse;
  • Aumento da autoestima e confiança;
  • Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento eficazes.

A TCC é eficaz para uma variedade de condições, incluindo, mas não se limitando a, depressão, ansiedade, transtornos de pânico, fobias, estresse pós-traumático, transtornos alimentares, problemas de relacionamento e transtornos do neurodesenvolvimento (TDAH/TEA). É uma abordagem flexível, adaptada às necessidades individuais de cada paciente, garantindo um tratamento personalizado e focado em resultados.

Embora minha abordagem de trabalho seja a Terapia Cognitivo-Comportamental, sou adepta do conceito da Psicologia Baseada em Evidências (PBE), que propõe a utilização de um leque de terapias e intervenções que têm suporte empírico demonstrado através de pesquisas científicas rigorosas.

Isso significa que, dependendo da demanda e características pessoais do paciente identificadas durante o processo terapêutico, posso utilizar técnicas da psicologia que vão além da TCC clássica, como, por exemplo, Terapia Comportamental Dialética (DBT), Terapia do Esquema, Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), dentre outras que tenham rigoroso embasamento científico e sejam reconhecidas como a melhor estratégia para a situação.

Seguindo este princípio, coloco meu paciente sempre em primeiro lugar, pois durante o processo terapêutico estou constantemente comprometida em buscar as práticas que melhor atendem à suas necessidades, e não aquelas de que eu mais goste ou me sinta mais confortável. Inclusive, quando necessário, posso conversar com meu paciente, sempre de uma forma transparente e consensual, quanto a possibilidade de buscar o auxílio de outros profissionais, como médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, educador físico, dentre outros que possam melhorar sua qualidade de vida, desde haja respaldo científico.

Neuropsicóloga e Psicóloga Kathiany Petraglia
Kathiany Petraglia
Kathiany Petraglia
Neuropsicóloga e Psicóloga - CRP 18/06633

Fale Conosco
+55 (65) 99969-3040
psicologia@neuromenteplena.com.br

Instituto Neuro Mente Plena
Rua das Rosas, 50
Jardim Cuiabá - Cuiabá/MT
Esquina com a Rua das Violetas

Endereço no Waze   Endereço no Google Maps

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta somente com hora marcarda.

Atenção: Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida - CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192), ou para o Corpo de Bombeiros (193).
©Copyright Kathiany Petraglia - . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Robson Ribeiro